Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O valor das mídias sociais na NBA: 60 milhões de seguidores



A temporada da NBA começou esta semana e os times não param de anunciar novos acordos comerciais (Miami Heats com T-Mobile, NJ Jets com Aeroflot, NY Knicks com Boos Mobile…), mas o que chamou a atenção nesta semana foi um estudo da revista Fast Company sobre quais times tem mais valor nas mídias sociais, segundo critério de relacionamento, ferramentas e trabalho realizado junto ao público.

Entre todas as ligas, a NBA é a que tem mais seguidores no Twitter, mais fãs no Facebook, página mais visita do Youtube e dá um show nos aplicativos de celulares. No ranking da publicação estão os cinco principais times no mundo digital:
1. Los Angeles Lakers: a terceira maior força do esporte nas mídias sociais do mundo todo, perdendo apenas para a própria NBA e o Barcelona.
2. Phoenix Sun: realiza constantes entrevistas com os atletas no Twitter e tem um canal próprio para os fãs que causa inveja aos outros times
3. Boston Celtics: 1,5 milhão de fãs no Facebook e um banco de dados com mais de 50 mil emails de consumidores graças a um aplicativo lançado
4. Cleveland Cavaliers: contato direto e constante com os torcedores por uma rede social própria e um blog que narra os jogos, bastidores, faz promoções…
5. New Jersey Nets: crescimento de 350% no Facebook e 300% no Twitter nos últimos meses. Até próprio russo Prokhorov, novo dono do time, posta vídeos para a torcida.
Existem ainda outros casos de destaque como o Golden State Warriors, que convidou 10 seguidores do seu Twitter para participar do tradicional “Annual Media Day” de 2010, evento até então fechado apenas para profissionais das “mídias tradicionais”.
Para se ter uma ideia da força das mídias sociais na NBA, de acordo com o New York Times a liga de basquete tem 5,5 milhões de fãs no Facebook, 2,1 milhões de seguidores no Twitter e os vídeos postados no Youtube já foram vistos mais de 450 milhões de vezes. Todos os 30 times estão presentes no Twitter e cerca de 200 atletas (40% do total) também. Ou seja, somando tudo isso, entre Twitter e Facebook, estima-se que a NBA tem 60 milhões de seguidores nas redes sociais, que tal?


Via: Fábio Kadow em Jogo de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.